6 de fevereiro de 2013

Estudos comprovam a eficácia da massagem


Pesquisadores do Instituto Buck e Universidade McMaster produziram evidências científicas de que uma massagem, de fato, ajudar a curar dores musculares e estresse e pode ser tão eficaz quanto a aspirina ou outros analgésicos para acalmar os efeitos do exercício intenso.

O estudo, publicado online na Science Translational Medicine, afirma que a massagem reduz a inflamação, diminuindo a produção de substâncias químicas no organismo ligado à inflamação, promovendo o crescimento das mitocôndrias novas no músculo esquelético e reduzindo a dor muscular.

O autor, Dr. Mark Tarnopolsk disse: "Este estudo fornece evidências de que terapias manipulativas, como massagem, pode ser justificável na prática médica. Os potenciais benefícios da massagem pode ser útil para um amplo espectro de pessoas, incluindo os idosos, aqueles que sofrem lesões músculo-esqueléticas e pacientes com doença inflamatória crônica. "

Cerca de 18 milhões de pessoas fazem massagem terapêutica anualmente nos EUA, tornando-se a quinta forma mais amplamente utilizada da medicina complementar e alternativa.